terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Semana do Ano Catequético 2009




O objetivo do “Ano Catequético 2009” se expressa da seguinte forma: Dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado. Uma ação eclesial só é evangelizadora se também catequiza. Catequese não é, portanto uma ação restrita aos ministros da catequese, mas é de todo cristão. Com isso há necessidade de recuperar a concepção de catequese como processo permanente de educação da fé e não somente preparação aos sacramentos ou destinada somente às crianças.
Catequese como caminho para o discipulado traz presente a necessidade do encontro pessoal com Jesus Cristo e conseqüentemente o seguimento e a missão: todo discípulo é missionário.
Neste sentido foi realizado este ano pelo GAC (Grupo de Apoio a Catequese) uma Semana Catequética na Paróquia que ocorreu de 26 à 31 de Janeiro. Nestes dias foram tratados alguns temas do “Texto Base do Ano Catequético 2009” com os catequistas da Paróquia. Para desenvolver os temas contamos com a colaboração inestimável de duas catequistas da Paróquia da Santíssima Trindade N... e N..., com o Seminarista Alan de nossa Arquidiocese, com o Seminarista Fabiano, hoje na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, com o Seminarista Jean MSC e diversas pessoas que colaboraram para o bom andamento dos trabalhos.

Um comentário:

  1. Hoje fala-se muito em Evangelizar, o que é muito importante, mas uma Catequese bem feita é muito importante também.
    Vejamos, só neste Blog, estamos abordando em "Atitudes após a Consagração" e em "O Silencio" temas que refletem deficiencias de Catequese, dai podermos dizer com segurança que o catequista precisa estar sempre em processo de "formação continuada" assim como os Diaconos o clero e todo cristão consciente.
    Diac. Armando Ferreira

    ResponderExcluir