segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ADIVINHAÇÃO, HORÓSCOPO E MAGIA você acredita?


O que nos diz a Biblia?

“Quando tiveres entrado na terra que o Senhor, teu Deus te dá não te porás a imitar as práticas abomináveis da gente daquela terra. Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor, teu Deus, abomina aqueles que se entregam a essas práticas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, teu Deus, expulsa diante de ti essas nações. Serás inteiramente do Senhor, teu Deus”

(Deuteronômio 18, 9-13).

O que nos diz o Catecismo Da Igreja Católica.

2115. Deus pode revelar o futuro aos seus profetas ou a outros santos. Mas a atitude certa do cristão consiste em pôr-se com confiança nas mãos da Providência, em tudo quanto se refere ao futuro, e em pôr de parte toda a curiosidade malsã a tal propósito. A imprevidência, no entanto, pode constituir uma falta de responsabilidade.
2116. Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demónios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenómenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele.
2117. Todas as práticas de magia ou de feitiçaria, pelas quais se pretende domesticar os poderes ocultos para os pôr ao seu serviço e obter um poder sobrenatural sobre o próximo – ainda que seja para lhe obter a saúde – são gravemente contrárias à virtude de religião. Tais práticas são ainda mais condenáveis quando acompanhadas da intenção de fazer mal a outrem ou quando recorrem à intervenção dos demónios. O uso de amuletos também é repreensível. O espiritismo implica muitas vezes práticas divinatórias ou mágicas; por isso, a Igreja adverte os fiéis para que se acautelem dele. O recurso às medicinas ditas tradicionais não legitima nem a invocação dos poderes malignos, nem a exploração da credulidade alheia.

Tractatus de São Zenão, bispo de Verona e mártir do 4º século.
Ele apresenta aos neófitos o horóscopo que devem observar após terem renascido pelo batismo.

“Portanto, irmãos, eis o vosso horóscopo.
O primeiro a vos acolher não é Áries, mas o Cordeiro que não rejeita todo aquele que n’Ele crê. Ele revestiu a vossa nudez com o alvo candor de sua lã, com grande bondade derramou o seu leite bendito em nossos lábios que se abriam lamuriosos. Semelhantemente Ele, não como um Touro de pescoço soberbo, de cara agressiva, de chifres ameaçadores, mas como Vitelo ótimo, doce, carinhoso e manso, vos exorta a jamais buscar proteção em alguma atividade, mas a recolher – submetendo-vos sem malícia a sua canga e fecundando, submetendo-a a vós, a terra da vossa carne – nos celestes celeiros a rica safra das sementes divinas.
E mediante os Gêmeos que seguem, isto é, mediante os dois Testamentos que vos anunciam a salvação, vos exorta a evitar sobretudo a idolatria, a impureza e a avareza, que é Câncer incurável.
Mas o nosso Leão, como ensina o Gênesis, é o leãozinho cujos santos sacramentos celebramos, o qual, reclinando-se, adormeceu para vencer a morte e ressurgiu para conferir-se a imortalidade como dom de sua feliz Ressurreição.
Segue-lhe na ordem Virgem, prenunciando Libra, para nos fazer conhecer por meio do Filho de Deus, encarnado e nascido da Virgem, que a equidade e a justiça foram trazidos à terra. Quem as observar constantemente e as administrar fielmente pisará, com pés incólumes, não direi o Escorpião, mas, como afirma o Senhor no Evangelho, todas as demais serpentes.
Mas não deverá temer nem mesmo o próprio diabo, que é ferocíssimo Sagitário, armado de flechas incandescentes, constante causa de terror para os corações de todo o gênero humano. Porque assim diz o apóstolo Paulo: Revesti-vos da armadura de Deus para poder resistir às insídias do diabo abraçando o escudo da fé, por meio do qual podeis repelir todos os dardos incandescentes do maligno. De fato, ele por vezes lança contra os infelizes o Capricórnio, de aspecto deformado, o qual, atacando com seu chifre, sopra de seus lábios pálidos a espuma fervente de suas veias, com apavorante destruição e terríveis efeitos, sobre todos os membros de quem lhe é prisioneiro. Torna alguns loucos, outros furiosos, outros homicidas, outros sacrílegos, outros cegos pela avareza. Seria longo descer aos particulares: ele possui diferentes e inúmeras artes para causar danos, mas todas elas, escorrendo com suas águas salutares, o nosso Aquário como de costume tornou vãs, sem grande dificuldade.
Seguem-no necessariamente em uma única constelação os dois Peixes, isto é, os dois povos, Judeus e Gentios, que recebem a vida da água do batismo, marcados com um único sinal a fim de serem o único povo de Cristo.”


(Zenão de Verona, Trattati, a cura di G. Banterle e R. Ravazzolo, Città Nuova – Società per la conservazione della Basilica di Aquileia, Roma 2008, pp. 151-153.)

2 comentários:

  1. Extraído de: www.versolanuovacreazione.it
    "Queridos filhos, Eu sei que os vossos corações e as suas tristezas. Eu sei que os desejos, os obstáculos, as suas questões profundas. Nada é escondido de mim, diante dos meus olhos fluxo bem e do mal que fazem parte da sua vida. Você sabe, um por um, porque eu sou o que eu lhe dei a vida. Eu sou a vida. Você não vai encontrar vida fora de mim, espero, o amor muito menos. Tentar tantas coisas em vez de olhar para este eu não encontrar a paz, porque eu raramente me encontrar. Eu lhe disse que quem procura, acha (Lc 11, 9-13). Mas o que você deve procurar? Não a solução para seus problemas, suas ansiedades e doenças. O que você precisa é de olhar para a minha vida em você. Dando-lhe vida, eu dei a mim mesmo e meu espírito, eu revelei a face de meu Pai e vosso. Eu tenho colocado em cada um de vocês a centelha de vida divina, que é a semente de sua existência. Nele há tudo que você precisa para enfrentar a vida. Eu tenho doado a força de inteligência e amor para conhecê-lo em seu caminho. Com o meu sacrifício eu removi a vergonha da sua cara, porque pecou contra o meu pai. Com meu sangue eu vos lavei os feiúra para fazê-lo diante do trono de Deus e redimida como novas criaturas. Eu cobri as peças mais preciosas. Eu criei as coisas mais bonitas para você, porque seu coração gioisse observando as maravilhas da criação.Apesar disso, poucos de vocês estão felizes e muitos, muitos não sabem o que fazer de mim e da minha vida; Eles escolhem o inimigo, Satanás, que seduz com astúcia e ódio, privá-los de toda a dignidade. Há muitas maneiras de se entregar ao inimigo, o mais insidioso é que você quer certificar-se, convencido de que esta é uma boa coisa, pelo simples fato de que assim que todos nós fazemos, e que o mundo pensa assim. O sucesso, poder, carreira, dinheiro, bens materiais, uma bela casa, férias e muito mais, tudo isso é em cima de seus pensamentos. Tempo para obtê-lo, você é capaz de trapacear, roubar, matar e matar, em muitos aspectos, mesmo com um olhar ou uma palavra. E enquanto você tenta todas essas coisas, você esquece de viver. Porque a vida que você sonha não é vida, é um substituto para a vida. A vida real não está fora de você, mas é dentro de você. "
    Deus os abençoe

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir