quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Interrogativos de hoje e de amanhã

E surgem, espontâneas, algumas questões:

 

·         Como tutelar o profissionalismo e a dignidade dos trabalhadores no campo da comunicação e da informação, juntamente com a dos utentes (usuários) em todo o mundo?

·         Como garantir a interoperabilidade das plataformas?

·         Como fazer com que as empresas que desenvolvem plataformas digitais assumam as suas responsabilidades relativamente ao que divulgam daí tirando os seus lucros, de forma análoga ao que acontece com os editores dos meios de comunicação tradicionais?

·         Como tornar mais transparentes os critérios subjacentes aos algoritmos de indexação e desindexação e aos motores de pesquisa, capazes de exaltar ou cancelar pessoas e opiniões, histórias e culturas?

·         Como garantir a transparência dos processos de informação?

·         Como tornar evidente a paternidade dos escritos e rastreáveis as fontes, evitando o para-vento do anonimato?

·         Como deixar claro se uma imagem ou um vídeo retrata um acontecimento ou o simula?

·         Como evitar que as fontes se reduzam a uma só, a um pensamento único elaborado algoritmicamente?

·         E, ao contrário, como promover um ambiente adequado para salvaguardar o pluralismo e representar a complexidade da realidade?

·         Como podemos tornar sustentável este instrumento poderoso, caro e extremamente energívoro (Que consome muita energia)?

·         Como podemos torná-lo acessível também aos países em vias de desenvolvimento?

 A resposta não está escrita; depende de nós. Compete ao homem decidir se há de tornar-se alimento para os algoritmos ou nutrir o seu coração de liberdade, sem a qual não se cresce na sabedoria. Esta sabedoria amadurece valorizando o tempo e abraçando as vulnerabilidades. Cresce na aliança entre as gerações, entre quem tem memória do passado e quem tem visão de futuro. Somente juntos é que cresce a capacidade de discernir, vigiar, ver as coisas a partir do seu termo. Para não perder a nossa humanidade, procuremos a Sabedoria que existe antes de todas as coisas (cf. Sir 1, 4), que, passando através dos corações puros, prepara amigos de Deus e profetas (cf. Sab 7, 27): há de ajudar-nos também a orientar os sistemas da inteligência artificial para uma comunicação plenamente humana.

 

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO

PARA O LVIII DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

 

(12 de maio de 2024)

 

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20240124-messaggio-comunicazioni-sociali.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário