terça-feira, 25 de janeiro de 2011

E “as sombras” na Sagrada Liturgia?





Monsenhor Guedes

A Instrução Sacramento da Redenção da Sagrada Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos menciona que não faltam sombras na celebração da Santa Missa. Mas... quais são estas sombras, onde e quando encontrá-las?
Infelizmente, é sempre muito fácil alguém ver e comentar os “pecados litúrgicos” cometidos por pessoas do lado e vizinhas, sem a devida sensatez de correção dos nossos próprios erros. Também, é fácil “fechar os olhos” para os erros de pessoas dos nossos grupos e movimentos esquecendo-nos de que tais senões desaparecem, porque são cometidos por gente de nosso grupo, de nossa simpatia. É bem verdade também que, em alguns casos, faltam condições para realizarmos uma ação litúrgica, conforme esta mesma ação exige. Temos a lamentar, antes da enumeração de algumas deficiências ou sombras nas celebrações litúrgicas, principalmente na Santa Missa, Batizados e Casamentos, determinadas celebrações do Santo Sacrifício do altar transmitidas pela televisão. O fato de alguém ser famoso e possuir uma presença significativa na televisão não lhe dá o direito de ignorar a cadência e a pedagogia dos ritos. O rito fala e marca, porque é permanente. As pessoas nem sempre marcam, porque são passageiras.

Vamos recordar “algumas sombras”?

O lugar da celebração eucarística deve ser especial e sagrado. O direito canônico solicita que o Bispo local é quem deve avaliar a dignidade deste espaço celebrativo. Neste sentido, é bom lembrarmos que as nossas sacristias, secretarias e outras dependências pertencem ao todo do templo sagrado que são as nossas igrejas. Vale recordarmos, principalmente, após as celebrações da missa nas comemorações diversas, que aquele espaço continua merecedor de respeito e não é justo que o próprio altar sirva então somente como uma mesa comum. O som alto, o salmo mal cantado, o rebuliço dos ajudantes (?), a homilia muito demorada e sem conteúdo, o descaso com o ambão que, em alguns lugares, é substituído por uma simples estante, as hóstias consagradas em excesso, o que acarreta o necessário consumo das que restaram, após a distribuição da comunhão nas grandes concentrações, o data-show que transmite imagens virtuais competindo com o real e outras ações não recomendadas que acontecem, não são também sombras de que fala a Instrução Redemptionis Sacramentum?

Nenhum comentário:

Postar um comentário