Quero aqui fazer uma
breve reflexão sobre a primeira parte da Celebração Eucarística.
Na encíclica Mysterium
fidei, o Papa Paulo VI refere-se a uma presença real de Cristo na Palavra que
mesmo sendo diferente, é tão concreta e real quanto na Eucaristia. Sendo a
Eucaristia o ápice da celebração muitas vezes esquecemos que Cristo
tem presença real durante toda a celebração, Na proclamação da Palavra há a presença real
de Jesus Cristo que dura enquanto dura a celebração e a presença real (substancial)
na Eucaristia, que dura enquanto existe a substancia. São duas mesas que se
interligam e complementam, não podemos ir à mesa da Eucaristia sem passar pela
mesa da Palavra.
A Dei Verbum (n. 21)
nos diz que:
A Igreja sempre venerou a Sagrada
Escritura da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor; sobretudo na Sagrada
Liturgia, nunca deixou de receber o Pão da Vida tanto da mesa da Palavra de
Deus como da mesa do Corpo de Cristo, para oferecê-los aos fiéis.
Após o concilio
Vaticano II tornou-se impossível dissociar na Missa a Liturgia da Palavra da
Liturgia Eucarística, pois estas duas partes constituem um só e único ato, a
Missa. Assim nos ensina a SACROSANCTUM CONCILIUM:
As duas partes de que se compõe de
certa forma a missa, isto é, a liturgia da Palavra e a Liturgia Eucarística,
estão tão estreitamente unidas, que formam um só ato de culto. Por isso, o sagrado
Concilio exorta com veemência os pastores de almas a instruírem bem os fiéis,
na catequese, para participarem da missa inteira, especialmente nos domingos e
festas de preceito. (SC, n. 56)
Não podemos celebrar a Eucaristia sem celebrar
primeiro a Palavra, da mesma forma que é impossível celebrar a Palavra sem
celebrar a Aliança. Para uma celebração
Plena não nos basta apenas “ouvir” a Palavra, torna-se necessário a percepção
da Presença real de Cristo na proclamação da Palavra, e assim venerar Cristo
nela, acolhendo pela fé, amando e seguindo-a em resposta de amor a Voz de Deus
que vem nos alimenta com o Pão da Vida a partir da mesa da Palavra, como um antepasto
a ceia principal, nos proporcionando participar na comunhão fraterna da mesa da
Eucaristia. Assim temos certeza que a Palavra proclamada é o fundamento da
Eucaristia, a Nova e Eterna Aliança.
Ai esta o cumprimento
da promessa de Jesus Cristo de permanecer conosco até o fim dos tempos, mesmo
quem não tem como viver a plenitude da Presença de Cristo, não podendo
participar da Comunhão fraterna da Mesa da Eucaristia, participa da Mesa da
Palavra desfrutando ainda assim da presença Real de Cristo.
Tendo em vista o que
refletimos acima, questiono a todos nós:
Damos a real importância
a Liturgia da Palavra nas celebrações? Percebemos que Cristo já se faz presente
e o tratamos com a devida dignidade? Ou passamos pela Liturgia da Palavra,
direto para Mesa da Eucaristia?
Não há como viver
Cristo pela metade, como sempre nos exortou Dom Alano; “...Ou Cristo por
inteiro, ou nada!”.
Diác. Adriano
Gomes
Bibliografia:
·
Mysterium
fidei
·
Dei
Verbum
·
SACROSANCTUM
CONCILIUM
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