terça-feira, 4 de outubro de 2022

Não há ser humano perfeito

 Não há ser humano perfeito, ninguém é inteiramente bom tão pouco inteiramente mau. A religião não surge para os perfeitos, pois se existisse tais indivíduos não precisariam de religião. Na história religiosa da humanidade apenas Maria nasceu sem o pecado original, e o fruto de seu ventre é concebido sem pecados.

A conversão de um indivíduo à alguma fé se inicia quando a problemática do dicernimento entre certo e errado é vencida, quando deixamos de julgar o que vem a ser certo ou errado e passamos a admitir o que é certo e errado, isto é, quando deixamos de nos achar certos mesmo estando no mais profundo dos erros. Quando atingimos o nível de liberdade que nos permite admitir estarmos errados por mais que doa essa ação, e iniciamos um caminho de correção iniciamos nossa conversão, se converter e professar uma fé não nos torna automaticamente santos e corretos, mas alguém que está no caminho em direção a santidade buscando ser correto o mais possivel. A santidade é possivel, mas é necessário alcançar a liberdade plena e se pôr a caminho. Ser alguém convertido e ter uma fé não nos dá atestado de caráter e santidade, mas dá a visão de que iniciamos a busca do caminho que nos leva a isso.

 

“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria...” (Lc 15,4s)

Nenhum comentário:

Postar um comentário