quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Discurso do Santo Padre na XVIII Congregação Geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, 25.10.2023

 

Discurso do Santo Padre na XVIII Congregação Geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, 25.10.2023

https://press.vatican.va/content/salastampa/it/bollettino/pubblico/2023/10/25/0742/01633.html

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-10/papa-paciencia-povo-deus-suporta-maus-tratos-sinodo.html

[B0742]

 

Esta tarde, durante a XVIII Congregação Geral da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, o Santo Padre Francisco proferiu um discurso, cujo texto publicamos a seguir:

 

Discurso do Santo Padre:

 

Gosto de pensar na Igreja como um povo fiel de Deus, santo e pecador, um povo convocado e chamado com a força das bem-aventuranças e de Mateus 25.

Jesus, para a sua Igreja, não assumiu nenhum dos esquemas políticos do seu tempo: nem fariseus, nem saduceus, nem essênios, nem zelotes. Nenhuma “empresa fechada”; Simplesmente retoma a tradição de Israel: “vocês serão o meu povo e eu serei o seu Deus”.

Gosto de pensar na Igreja como esse povo simples e humilde que caminha na presença do Senhor (o povo fiel de Deus). Este é o sentido religioso do nosso povo fiel. E digo pessoas fiéis para não cair nas múltiplas abordagens e esquemas ideológicos com que se “reduz” a realidade do povo de Deus. Simplesmente gente fiel, ou também, “santo povo fiel de Deus” a caminho, santo e pecador. E a Igreja é isso.

Uma das características deste povo fiel é a sua infalibilidade; sim, é infalível em credendo. (In credendo falli nequit, diz LG 9) Infabilitas in credendo. E explico assim: “quando você quiser saber o que acredita a Santa Madre Igreja, vá ao Magistério, porque ele é o responsável por ensiná-lo, mas quando quiser saber como a Igreja acredita, vá aos fiéis”, pessoas.

Uma imagem me vem à mente: os fiéis reunidos na entrada da Catedral de Éfeso. A história (ou lenda) diz que as pessoas estavam em ambos os lados do caminho para a Catedral enquanto os Bispos em procissão faziam a sua entrada, e que em coro repetiam: “Mãe de Deus”, pedindo à Hierarquia que declarasse essa verdade dogma. eles já possuíam como povo de Deus. (Alguns dizem que tinham paus nas mãos e os mostraram aos Bispos). Não sei se é história ou lenda, mas a imagem é válida.

O povo fiel, o povo fiel e santo de Deus, tem uma alma, e porque podemos falar da alma de um povo, podemos falar de uma hermenêutica, de um modo de ver a realidade, de uma consciência. O nosso povo fiel tem consciência da sua dignidade, batiza os seus filhos, enterra os seus mortos.

Os membros da Hierarquia vêm desse povo e recebemos a fé desse povo, geralmente de nossas mães e avós, “sua mãe e sua avó”, diz Paulo a Timóteo, uma fé transmitida em dialeto feminino, como a Mãe dos Macabeus que falava “em dialeto” com seus filhos. E aqui gosto de sublinhar que, no povo santo e fiel de Deus, a fé é transmitida em dialeto, e geralmente em dialeto feminino. Isto não acontece apenas porque a Igreja é Mãe e são precisamente as mulheres que melhor a refletem; (a Igreja é mulher), mas porque são as mulheres que sabem esperar, como descobrir os recursos da Igreja, do povo fiel, assumem riscos além do limite, talvez com medo, mas com coragem, e no claro-escuro da um dia que começa Eles se aproximam de uma tumba com a intuição (ainda sem esperança) de que possa haver alguma vida.

A mulher do povo santo e fiel de Deus é um reflexo da Igreja. A Igreja é feminina, é esposa, é mãe.

Quando os ministros excedem o seu serviço e maltratam o povo de Deus, desfiguram o rosto da Igreja com atitudes sexistas e ditatoriais (basta lembrar a intervenção da Irmã Liliana Franco). É doloroso encontrar em algumas secretarias paroquiais a “tabela de preços” dos serviços sacramentais em estilo supermercado. Ou a Igreja é o povo fiel de Deus a caminho, santo e pecador, ou acaba sendo uma empresa de serviços variados. E quando os agentes pastorais tomam este segundo caminho, a Igreja torna-se o supermercado da salvação e os padres meros funcionários de uma multinacional. É a grande derrota a que nos leva o clericalismo. E isto com muita vergonha e escândalo (basta ir às alfaiatarias eclesiásticas de Roma para ver o escândalo dos jovens padres experimentando batinas e chapéus ou alvas e roquetes com renda).

O clericalismo é um chicote, é um flagelo, é uma forma de mundanismo que suja e prejudica o rosto da esposa do Senhor; escraviza o povo santo e fiel de Deus.

E o povo de Deus, o povo santo e fiel de Deus, continua avançando com paciência e humildade, suportando o desprezo, os maus-tratos e a marginalização por parte do clericalismo institucionalizado. E com que naturalidade falamos dos príncipes da Igreja, ou de promoções episcopais como avanços na carreira! Os horrores do mundo, a mundanidade que maltrata o povo santo e fiel de Deus.

 

[01633-ES.01] [Texto original: espanhol]

 

[B0742-XX.01]

Nenhum comentário:

Postar um comentário