quarta-feira, 25 de outubro de 2023

O gesto da Assembleia na oração do Pai Nosso;

 

Na terceira edição típica do Missal romano a tradução visa o sentido do Latim, da língua portuguesa e da cultura brasileira.

Ao Dicastério para a Liturgia da Cúria Romana cabe “confirmar” e “reconhecer” os textos traduzidos.

Confirmar; é atestar que a tradução reflete no vernáculo o texto original em Latim.

Reconhecer; é aceitar aqueles textos, que embora litúrgicos e de acordo com o Santo Evangelho, não estão presentes no Missal Romano original em Latim.

 

O gesto dos fieis precisou do reconhecimento, das formas de introduzir ao Pai Nosso a 7ª forma não está originalmente presente no Missal Romano em Latim, foi tomado da tradição da igreja ambrosiana, do rito de Santo Ambrósio.

 

“Guiados pelo Espirito Santo que ora em nós e por nós elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou”.

 

Essa introdução foi “Reconhecida” por Roma e todas as demais traduções confirmadas.

 

Ao rezarmos o Pai Nosso seguimos o que dizia Tertuliano no final do século II início do III. Ele diz sobre a oração nº14:

“Quanto a nós, ao dizermos o Pai Nosso não só erguemos as mãos senão que também a estendemos. ”

Distinção teológica; um é o gesto de abrir os braços na hora da oração Eucarística, é um gesto unicamente presidencial, faz parte do ministério Ordenado. O Pai Nosso é a oração do povo sacerdotal, renascidos nas aguas do Batismo e ungidos pelo Espirito Santo. Por isso “Guiados pelo Espirito Santo que ora em nós e por nós elevemos as mãos ao Pai e rezemos juntos a oração que o próprio Jesus nos ensinou”.

 

Assim, no Brasil é realmente licito erguermos e estender as mãos durante a oração do Pai Nosso.

Não podemos confundir com proibição à assembleia o decoro daqueles que servem o Altar, que se mantem de mãos unidas evitando competir com os gestos do presidente da celebração, assim evidenciando a centralidade da ação litúrgica em Cristo por ele celebrada.

 

Fonte: Dom Edmar Peron

https://www.youtube.com/watch?v=WYZiT_1KOtI&list=PLotYrxGR4ETnXLm5S3NZq2LYzZM-o8z5G&index=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário